.

Câncer na próstata mata, saiba como se prevenir dessa doença

Exame periódico pode propiciar até 92% de chance de cura do câncer na próstata

Em entrevista ao blog Espalhafatos, Dr. Antônio Cunha Santiago de Oliveira, médico Urologista e Cirurgião, aborda como o exame periódico pode contribuir para a cura do câncer na próstata. Dr. Antônio Cunha afirma que a partir dos 40 anos é essencial que o homem vá ao urologista periodicamente, principalmente se for negro e tiver parentes de 1º grau que tenham tido câncer de próstata. Já os homens brancos sem histórico da doença na família podem procurar o urologista a partir dos 45 anos.

Por Juliana Figueiredo

Com relação ao exame periódico o urologista é solicitado a avaliar somente a próstata. Porém, com o passar do tempo essa visão mudou e hoje o profissional deve ver o homem como um todo. “Fazemos uma pesquisa de doenças no rim, na bexiga, na próstata e estimulamos o auto-exame dos testículos”, explica o urologista, Antônio Cunha.

Outra preocupação do médico é com pacientes da terceira da idade, população esta, crescente e, infelizmente, o país tem carência de médicos geriatras. “Então, como já atendo pessoas dessa faixa etária, também encaminho o paciente para passar por uma consulta com um clínico geral e fazer vários exames. Eles são submetidos a exames de rotina como: diabetes, colesterol elevado e os níveis hormonais, por exemplo.

Desta forma, o urologista hoje em dia tem uma função muito maior do que somente examinar a próstata”, relata o médico.  O doutor Antônio Cunha afirma que a partir dos 40 anos é essencial que o homem vá ao urologista periodicamente, principalmente se for negro e tiver parentes de 1º grau que tenham tido câncer de próstata.

 Já os homens brancos sem histórico da doença na família podem procurar o urologista a partir dos 45 anos. “Mas, ao alcançar os 50 anos, o homem deve procurar essa área da medicina não só para prevenção, mas também para verificar se há queda de hormônios, que chamamos de Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM). E, nesse caso deve ser feita a reposição hormonal”, esclarece Antônio Cunha.

É essencial destacar que os sintomas do DAEM são muito imprecisos, como perda de massa muscular, desinteresse sexual e fadiga extrema: “no dia-a-dia, é comum que homens com mais de 50 anos passem por isso, por motivos diferentes, sem que tenham o Distúrbio Androgênico, por isso a necessidade da avaliação”.

Em relação ao câncer de próstata, o doutor Antônio Cunha reafirma a importância do exame periódico: “se diagnosticada a doença no início temos condições de oferecer um tratamento que pode chegar a 92% de chance de cura”, e todos os procedimentos e exames são realizados em clínicas aqui na cidade e o tratamento de câncer pode ser realizado também na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana.

Nos casos de câncer da próstata avançado onde a cura não é mais possível o tratamento é por meio bloqueio hormonal que pode prolongar a vida do paciente por vários anos. “O urologista de hoje deve ter a preocupação com a qualidade de vida do seu paciente”, afirma o doutor Antônio Cunha.


Categorias:

Deixe um comentário