.

CULTURA AFRICANA NAS ESCOLAS


Por Tâmires Ribeiro
Jornalismo Digital

De acordo com lei nº 11.645\08, de 10 de março de 2008, todos os estabelecimentos de ensino: fundamental, médio, público e privado é obrigatório o ensino da história afro-brasileira e indígena, com propósito de afirmar uma identidade e o resgate do passado da África através da real história dos africanos e descendentes do Brasil.
Na escola Educandário Imaculado Coração de Maria, a metodologia escolhida é o projeto didático, método que proporciona os alunos a lançarem um olhar mais crítico sobre o país e sua história passado e presente. 
Segundo a coordenadora Michelle Schitinni “O projeto África tem por finalidade valorizar a cultura Afro- brasileira, despertar no educando o interesse pela a história do povo africano , povo este que deu origem a sociedade, pois é através do conhecimento  que teremos cidadãos mais conscientes e menos preconceituosos”, afirma. 
As influências africanas estão no nosso dia a dia: na alimentação, nas festas, nas vestimentas, na religiosidade e na língua, por isso gosto do projeto e com ele aprendo muito, diz a aluna Ana Isabelle Araujo. 
A coordenadora esclarece também que a instituição trabalha com questões relacionadas à lei, a mesma que garante a inclusão das histórias dos negros, índios e quilombolas aos conteúdos escolares em forma de projeto didático, projeto que abrange a educação infantil até o fundamental II. Organizado em etapas que iniciam em fevereiro e terminam em 20 de novembro com a comemoração do dia da Consciência Negra. 
Com o projeto África meu filho passou a perceber a importância do papel dos afro-descentes, quais as dificuldades e suas vitórias na sociedade, afirma a mãe Janaice Vasconcelos. 
Diversos recursos são usados tais como: excursões, cartazes, filmes, fantoches, textos informativos, livros paradidáticos, ferramentas que promovem debates dentro e fora da sala de aula e afirma o quanto o continente é fundamental para a formação do Brasil.

Categorias:

Deixe um comentário