.

Profissão de barbeiro resiste ao tempo

As atividades dos barbeiros que conhecemos hoje, nem sempre foram às mesmas.

Por Juliana Figueiredo e Alana Nery
No Grande Dicionário Português ou Thesouro da Língua Portuguesa do Frei Domingos Vieira, de 1871, as atividades do barbeiro eram divididas em três áreas: o fazer as barbas e cortar os cabelos; o barbeiro de lanceta, conhecido como sangrador, que aplicava sanguessugas ou ventosas para realizar sangrias; e o barbeiro de espadas.

Essas três atividades possuem algo em comum, o domínio do mesmo instrumento de trabalho: as navalhas e as lâminas.  O século XX nos colocou mais próximos dos barbeiros e cabeleireiros de hoje. Em 1910, Helena Rubinstein abriu o primeiro salão de beleza do mundo, em Londres.

 Este foi o primeiro passo para os modernos e capacitados profissionais da beleza contemporânea que, além de exercerem seu ofício, acabam muitas vezes exercendo também o papel de confidentes. No dia 06 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Barbeiro, uma das profissões mais tradicionais do mundo.

Apesar da tradição, o barbeiro vem perdendo seu espaço para os grandes e modernos salões de beleza. Atualmente são poucos estabelecimentos que mantém esse serviço. Quem é acostumado a fazer a barba e o cabelo em barbearias pode ter que mudar seus hábitos, pois os barbeiros estão em extinção.



Categorias:

Deixe um comentário