.

Grupo canta contra a violência nos bairros



 Por Laiane Cruz


Leandro de Jesus, Ricardo do Rosário e Patrícia Sampaio. Três jovens e um só objetivo: levar a palavra de Deus através da música. O Unidade de Guerrilha (UG), grupo de rap nascido na periferia de Feira de Santana, denuncia os problemas sociais que atingem a cidade e representam a voz do gueto. 

O grupo nasceu em 2005. “No início era tudo sem compromisso, contávamos com mais de seis pessoas, que ao longo do tempo foram saindo, até que eu e o Ricardo tomamos a posição de levar o sonho adiante e mostrar nosso trabalho em diversos lugares. A (Paty) entrou em seguida”, afirma um dos vocalistas Leandro de Jesus, conhecido como Mc Leo Bboy.

Desde então o grupo, apoiado pela Fundação Aprisco, vem se apresentando em praças, escolas, igrejas, e eventos musicais. Suas canções denunciam de forma crua e forte a criminalidade nos bairros de Feira. “Cantamos o que vimos desde a nossa infância, falamos do que vivemos e apontamos um novo caminho que é a palavra de Deus”, conta o Mc.

Ainda segundo ele, o UG teve que trilhar um longo caminho para vencer o preconceito da sociedade, até mesmo dentro da própria igreja. “Felizmente, hoje mais pessoas estão encarando o Hip Hop de uma forma diferente, percebendo que essa é a nossa arte, a forma como expressamos a realidade”, disse.

O Unidade de Guerrilha tem tido grande repercussão do seu trabalho nas redes sociais, como Youtube, Facebook e Twitter. Os vídeos postados pelo grupo já alcançaram mais de 12 mil visitas.
Dentre as canções que fizeram mais sucesso, está a composição ‘Direção em Feira’, a que também gerou mais polêmica e acessos no Youtube. Em 2009 o grupo lançou seu primeiro álbum intitulado ‘Combate ao Inferno’, gravado pela Aprisco Mídias, e já vendeu aproximadamente 1000 cópias. 

“Recentemente, fizemos participações no show das bandas nacionais Catedral, Apocalipse 16 e no evento que ocorreu na igreja Aprisco, com Rodolfo Abrantes. Todas tiveram uma grande repercussão, em um desses eventos nós levamos o skate para o palco, interagimos bastante com o público e houve grande aceitação por parte de todos”, afirma Ricardo do Rosário, ou Mc Jr.

Mas, de acordo com Leo Bboy faltam patrocinadores para que o trabalho seja mais divulgado. Mas, apesar dos desafios, o Unidade de Guerrilha planeja seguir em frente e já pensa em lançar seu segundo CD. “Ainda não temos uma data definida, mas colocamos na mão de Deus e conforme os apoios forem chegando lançaremos nosso segundo CD”, informou Mc Jr.

Categorias: , ,

Deixe um comentário