.

Empréstimos pessoais podem endividar ainda mais

Por Laiane Cruz
É olhar o extrato bancário e lá vem o susto. Muita gente não pensa duas vezes para se livrar das dívidas e logo recorre ao empréstimo. De acordo com o Serasa Experian, a procura por crédito aumentou 13%, em relação ao mesmo período do ano passado. Os motivos são variados: juros do cartão de crédito e cheque especial, despesas com saúde, formaturas e também casamentos.

Foto Divulgação

Na palma das mãos a solução de muitos problemas. Alguns aposentados sempre que podem recorrem ao empréstimo consignado. O proprietário de uma financeira, Túlio Correia, diz que a procura por empréstimos aumentou cerca de 20% no seu estabelecimento. Segundo ele, o cartão de crédito é o principal responsável pelas dívidas da maioria dos clientes. Muitas financeiras emprestam na modalidade consignada, mesmo para funcionário público sem margem e com restrições no SPC e Cerasa.
A quantidade de pessoas que procuraram empréstimos pessoais avançou 8% em agosto deste ano, em comparação com o mês anterior. Devido à facilidade de contrair empréstimos, o consumidor corre o risco de se endividar ainda mais, principalmente por não ler com cuidado os contratos de financiamento e não realizarem planejamento orçamentário familiar.
Na maioria das vezes, a primeira medida, quando se está “argolado”, é contrair mais empréstimos para pagar os atrasados, o que aumenta ainda mais o problema, como uma “bola de neve”. Os consultores apontam como melhor saída à contenção de despesas para equilibrar o orçamento, resistindo à tentação de realizar novas compras.
Para o economista Pablo Freire, as principais causas do endividamento são as compras a prazo. Quanto maiores às facilidades de crédito, mais atenção o consumidor deve ter. “Às vezes, o consumidor tem o dinheiro para comprar à vista e prefere comprar parcelado. Depois acaba gastando o dinheiro com algo que não é tão necessário”, diz
Abuso
As reclamações contra financeiras e prestadoras de cartões de crédito em Feira de Santana aumentaram em torno de 20% em agosto, na comparação com o mês anterior. Os motivos são, em sua maioria, os juros abusivos e a cobrança indevida de dívidas ao consumidor.
A prestadora de cartão Itaucard liderou o ranking nos dois meses consecutivos, com cerca de 80 queixas em cada mês. Em segundo lugar vem o Hipercard, com 41 reclamações em julho e 56 em agosto. Já o terceiro lugar ficou com a empresa Ibicard, com 34 queixas em julho e 54 em agosto.
O consumidor que deve também tem seus direitos e as empresas têm que ter cuidado na hora de cobrar. Ligações insistentes ou em horários indevidos são os abusos mais frequentes. Caso se sinta constrangido por cobranças inadequadas, o devedor pode mover uma ação por danos morais.
Cuidados
Caso o consumidor opte por contrair um empréstimo pessoal a fim de quitar as dívidas, deve estar atento às condições contratuais e, principalmente, à taxa de juros, que deve ser menor do que os contratos vigentes e/ou ao prazo do financiamento, que deverá ser mais alongado. O superintendente do Procon- Feira, Rafael Cordeiro, orienta os clientes a lerem com bastante cuidado os papéis de aquisição e, se possível, procurar a ajuda de um advogado da sua confiança para reger a transação.
“É necessário observar alguns pontos: a taxa de juros; os antecedentes da financeira; e registro de queixas. É preciso se informar antes de contrair um empréstimo”, orienta.
Ainda segundo Cordeiro, muitos contratos são ilegais por conta do abuso dos juros. Em todo o caso, é melhor prevenir, porque a empresa não é obrigada a fazer parcelamento de dívidas se houver atraso do pagamento.
No caso dos cartões de crédito, não se pode negar que são uma ferramenta excepcional de compra e financiamento rápido. Contudo, quanto menos cartões o consumidor tiver, menos anuidades, menos tarifas e menos juros a serem pagos.





Categorias:

Deixe um comentário