.

De alcoólatra à empresário da reciclagem

Da Agências de Notícias da FAT

Por Valdenir Lima

Essa é a história de Silvio Gomes Santos, 40 anos, casado, sem filhos, um ex-viciado em álcool (hoje regenerado por força de vontade), que se dedica a recolher materiais recicláveis pelas ruas de Feira de Santana, Bahia (localizada a 109 km de Salvador), para transformar em renda.

Foto de Valdenir Lima
Gomes cursou o segundo grau e sonhava cursar faculdade de contabilidade ou economia, por gostar muito de números. O destino lhe reservou outro caminho, depois de vários tropeços o mesmo descobriu, há sete anos, sua verdadeira paixão, a reciclagem. Ele recolhe cerca de trezentos quilos de recicláveis por dia.

Entre eles papel, papelão, ferro, cobre, embalagens plásticas de todos os produtos, inclusive de limpeza, alumínio, bronze e todo material que possa ser transformado e reutilizado. “Amo o que faço, só de ver menos lixo no planeta é bom demais, sem contar que garanto meu sustento daqui. Nunca ganho menos de hum mil reais por mês”, comemora.

Carregando uma carroça, Silvio vai embalando seu sonho der ser empresário sendo empreendedor individual. “Estive no Sebrae e já estou inscrito no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), e  contribuo com o  INSS, hoje já posso comprar a produção de outros catadores”, afirma.


Valdenir Lima

O único apoio que garante ter recebido na sua jornada empresarial foi da Associação Montepio dos Artistas Feirenses, que doou um terreno temporariamente, na rua Cristovão Barreto S/N, onde classifica os materiais e reside atualmente. Silvio é um empreendedor nato, “vou criar uma empresa para empregar várias pessoas na reciclagem, e ser fornecedor direto das indústrias transformadoras”, garante.
 
Gomes não participa de nenhuma cooperativa ou associação de reciclagem, mas quem quiser trabalhar como ele neste ramo e não sabe por onde começar, pode procurar a Cooperativa dos Badameiros de Feira de Santana – COOBAFS (que conta atualmente com 55 membros). Segundo a diretora financeira, Cristiane dos Santos Rosa, o candidato vai receber todas as informações, responderá um questionário e se tiver o perfil exigido pode se tornar um cooperado.




Categorias:

Deixe um comentário