.

Associação apoia pessoas com câncer


Por Laiane Cruz 

Foto: Betânia Knoedt. “A AAPC busca ofertar toda a estrutura possível aos pacientes cadastrados na associação”.


A cada ano milhares de pessoas morrem vítimas do câncer. Somente em 2012, a estimativa do Ministério da Saúde é que 520 mil casos novos sejam diagnosticados. Ao mesmo tempo, muitos pacientes sofrem com a falta de estrutura na saúde, e de dinheiro para o tratamento. Com o objetivo de auxiliar financeiramente, e oferecer apoio emocional a pacientes oncológicos é que a Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC) atua há 10 anos em Feira de Santana. Um exemplo de solidariedade para a população feirense.

De acordo com a diretora da instituição, Betânia Knoedt, atualmente 700 pacientes recebem atendimento na associação. A AAPC trabalha com encaminhamentos, marcação de consultas, visitas nos domicílios, prestação de socorros, dentre outras atividades. “Aqui nós buscamos ofertar toda a estrutura possível aos pacientes do SUS, que são cadastrados na associação, inclusive alojamento e refeições diárias, para pessoas que vêm de outras cidades e seus acompanhantes, sem custo nenhum”, informa Betânia Knoedt.

A Associação completou 10 anos de atuação em 17 de abril deste ano. Ela não s trabalha somente com a saúde dos pacientes, também oferece cursos de capacitação, oficinas e promove palestras todas as sextas-feiras na sede da instituição aos pacientes e seus acompanhantes, bem como amigos e familiares. O intuito é trazer mais conhecimento sobre a doença e levantar a autoestima dos beneficiados. 

Voluntariado


A associação conta, ainda, com o apoio de médicos, advogados e assistentes sociais que através do trabalho voluntário buscam melhorar a situação dos pacientes que chegam ao local. Os próprios pacientes, gratos pela maneira com que são tratados se propõem a ajudar nas atividades da instituição. 

O paciente, Sinval Shavier de Carvalho, sofre de câncer no intestino. Ele conta que o trabalho da AAPC tem sido muito importante para a sua recuperação, como forma de agradecimento ele auxilia em alguns serviços da casa e diz se sentir cada vez mais confiante na cura. “Eu tenho duas filhas adolescentes, e o carinho com que fui tratado aqui me animou muito”, disse.





Foto: O paciente, Sinval Shavier de Carvalho também auxilia nos trabalhos da associação, e diz estar mais confiante na cura depois que conheceu a AAPC.

 
No entanto, para que tudo isto se realize a AAPC depende das doações de órgãos públicos, empresas privadas e os demais setores da sociedade civil. “Nós desenvolvemos, também, alguns projetos como a produção de desinfetantes, sabão e amaciantes para serem vendidos e com o dinheiro compramos remédios. Além disso, sobrevivemos de trocas. Por exemplo, nós distribuímos mingau e mugunzá aos feirantes da Marechal Deodoro e eles nos dão frutas e verduras em troca”, afirma a diretora.

A comunidade também pode contribuir para que a associação continue a ajudar vítimas do câncer na cidade, através da doação de alimentos, roupas, agasalhos, calçados e outros materiais, necessários à manutenção da casa. A AAPC fica localizada à Rua Teresa Cunha Santana, 191, Coronel José Pinto, ou no telefone (75) 3226-5132.


Categorias:

Deixe um comentário