.

Editorial

Desafios sempre necessários


Andréa Souza

É incrível como nós conseguimos nos colocar sempre à prova! Neste semestre, coloquei-me, novamente, a mais uma. Desta vez, um pouco mais audaciosa. E o que é pior (ou melhor, não sei), as pessoas ‘compram’ as minhas ideias.

A nova coordenadora dos cursos de Comunicação Social da Faculdade Anísio Teixeira (FAT) ofereceu-me uma nova disciplina para lecionar em 2012.1. E, claro, eu a aceitei. A disciplina traz muito das minhas inquietações atuais para uma possível construção de um objeto de estudo para seleção de mestrado.

Desafio feito, desafio aceito! Como todo semestre, construção de plano de disciplina e planejamento de aulas e no meio disto tudo me veio uma idéia: por que não envolver outros professores em um projeto interdisciplinar?

Proposta feita, proposta aceita! E aqui estamos. O blog EspalhaFATos é um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas Webdesign (o meu desafio deste semestre); Jornalismo Comunitário, ministrada pela professora Silvia Dantas; Jornalismo Digital,
ministrada pelo professor Andrews Pedra Branca; e Agência de Notícias, ministrada pela professora Lilian Mattos; todas do quarto semestre do curso de Jornalismo da FAT.

Todo o trabalho – pauta, produção, apuração, edição e postagem – é feito pelos estudantes dentro durante as atividades práticas das disciplinas envolvidas. Algo trabalhoso? Algo complicado de ser organizar? Algo difícil de se fazer entender? Sim e muito! Mas, ao mesmo tempo, uma atividade prazerosa, pois, nós professores, constatamos a maturidade e iniciativa dos estudantes no que diz respeito às atividades primárias do fazer jornalístico.

Desta forma convido vocês a nos acompanhar, pois, como diz o mote do próprio blog ‘quem guarda segredo é baú’. Portanto, boa leitura e aguardamos os seus comentários.

Categorias:

Deixe um comentário