.

Meu pet, minha vida

                                                                                                               
                                                            Foto: Valdenir Lima

                                                        João Artur com seus pets que ganhou de aniversário

Valdenir Lima
Jornalismo Digital


A convivência do homem com os animais vem de muito longe. Sítios arqueológicos espalhados pelas mais diversas regiões do globo contém registros dessa atividade humana e, pela harmonia que prevalece até hoje, vai durar muitos milênios.
Ter um animal em casa, para muitas pessoas, é como cuidar de mais um filho. É o caso da aposentada Arlinda Almeida, 79 anos, dona da cadela Nina, uma pincher de quatro anos. Nina é tratada como um membro da família. “Parece que ela entende tudo, se eu disser que vou dar banho nela em voz alta fica de mal comigo, passa mais de cinco dias sem me dar bola, nem olha pra mim,” afirma.
João Artur, sete anos, ganhou no aniversário dois cágados, além de vários presentes. Segundo a avó, ele brinca com tudo, mas com os animais tem um carinho diferente.
Já o mecânico, Edmilsom Cavalcante, 52 anos, é daqueles apaixonados por não só por animais convencionais. Ele cria uma cadela rottweiler e uma cobra píton de dois metros que chama de sogra. “Além de a Píton ser o bicho mais dócil que criei, também é dos mais belos. As cobras nunca atacam ninguém , não matam por matar, só se estiverem em perigo ou com fome”, defende.
Ainda, segundo Cavalcante, ter um pet é uma questão de personalidade. “Tem animal para todos os gostos e gosto para todos animais, desde os mais comuns até os mais estranhos, depende também da moda, um animal aparece na mídia, vira febre”, brinca.
PALAVRA DO VETERINÁRIO
O médico veterinário, Vanderlon Camões, considera o mercado pet muito aquecido. As pessoas estão criando bastante animais, e a tendência é só aumentar.
ESPALHA FATOS - Qual animal de estimação é mais criado?
VANDERLAN CAMÕES – O cão. O cachorro é de longe o preferido da população, seja para guarda ou como animal de estimação, e em segundo lugar é o gato.
EF – Quais animais mais estranhos, ou diferente se cria atualmente?
VC – Porco da índia, hamster, cobra, iguana e até aranhas.
EF – Estão usando animais como terapia, isso tem suporte científico?
VC – Tem clínicas que estão usando animais para fins terapêuticos. Crianças com problemas de locomoção se dão muito bem com equoterapia, melhora a coordenação motora e inibe o stress. Pessoas muito solitárias ou com depressão têm tido melhoras significativas com a aproximação de animais domésticos. Os animais estão suprindo a falta de companhia entre pessoas, a solidão o grande mal da vida moderna.
EF – Qual pet é mais caro?
VC – Qualquer animal exótico ou com pedigree. Um cão bulldog puro sangue chega a custar R$ 3 mil, mesmo caso do bull terrier, shih tzu e até o conhecido perdigueiro.
EF – Como profissional, que conselhos, daria para quem quer criar um animal de estimação?
VC – Procurar informação com um profissional de sua confiança sobre a bicho escolhido, conhecer os hábitos, principais doenças, qual alimentação adequada, seguir a cartilha de vacinação sempre em dia e, muito carinho . Se a pessoa conhece bem o animal que vai criar evita surpresas desagradáveis.

Categorias: ,

Deixe um comentário