.

Conheça os sintomas do infarto e previna-se


Por Juliana Figueiredo


O infarto cardíaco é a principal causa de morte no mundo e apresenta uma taxa de mortalidade em torno de 8% a 10%. Esse dado ainda é considerado alto apesar dos avanços tecnológicos na área de cardiologia. O doutor Luiz Brandão Dantas Costa Júnior, clínico geral com especialização em Cardiologia, explica que é importante o rápido reconhecimento para ser efetuado o tratamento apropriado e obter a redução do risco de morte e sequelas.

O que é o infarto e por que ocorre
O infarto representa a morte de uma parte do músculo cardíaco (miocárdio), por falta de oxigênio e irrigação sanguínea. A oxigenação necessária ao funcionamento do coração ocorre através das artérias coronárias, que são vasos sanguíneos. Quando uma dessas coronárias obstrui, impede o suprimento de sangue e oxigênio ao músculo, resultando em um processo de destruição irreversível, podendo levar à parada cardíaca (morte súbita), morte tardia ou insuficiência cardíaca com graves limitações de atividade física.
“Existem algumas causas que levam à obstrução das artérias coronárias, sendo a principal delas a aterosclerose, acúmulo de gordura na parede das artérias, formando verdadeiras placas que podem vir a obstruir o vaso e impedir o fluxo de sangue a partir daquele local. Essa obstrução normalmente ocorre quando a placa se rompe e agregam-se plaquetas, formando um coágulo (trombo) e obstruindo a artéria”, afirma o doutor Brandão.
Dores no peito, formigamento no braço e aperto na garganta são alguns dos sintomas de um dos problemas de saúde mais comuns no Brasil. Hoje em dia cerca de 300 mil pessoas sofrem um infarto anualmente, segundo dados da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. De acordo com dona de casa Rosa Figueiredo, (59) anos, o infarto é algo fulminante. “Certa noite eu estava dormindo quando acordei com uma forte dor no peito e passando mal. Quando cheguei ao hospital precisei ir para o balão de oxigênio e me senti morrendo ao ser medicada. Foi uma sensação horrível”, contou.

Fatores de risco
Os fatores de risco cardiovasculares são as condições ou hábitos que agridem o coração, dentre os quais estão a hipertensão arterial, altos níveis de colesterol LDL, o tabagismo, o diabetes, o estresse, o sedentarismo, a obesidade e a hereditariedade, entre outros.  

Prevenção
O primeiro passo é controlar a alimentação. A dieta deve ser composta de carnes magras, de preferência peixes e aves, e muita verdura e legumes. Os óleos indicados são os de origem vegetal.  
Conforme Luiz Brandão deve-se manter um programa de atividade física regular, sempre sob orientação médica, sendo que um bom exemplo é a caminhada. Também são importantes mudanças nos hábitos como parar de fumar e consumo moderado de álcool.
Os hipertensos devem estar atentos ao controle da pressão arterial e reduzir o sal da dieta. Os diabéticos devem redobrar os cuidados com o infarto. Os níveis de colesterol devem ser medidos periodicamente e as mulheres que fumam não devem usar anticoncepcionais orais. Lembre-se: a prevenção, a identificação precoce e o controle adequado dos fatores de risco diminuem a probabilidade de um ataque cardíaco.

Categorias: , ,

One Response so far.

  1. Conhecer os sinais de um infarto pode ajudar a buscar ajuda médica em tempo de evitar o pior. Obrigado por compartilhar a informação. FAzemos o mesmo em nosso site. Vida longa!

Deixe um comentário