.

A importância da alimentação para o bem-estar

Nutricionista dá dicas sobre alimentação e explica como os alimentos podem ajudar a alcançar o bem-estar.

Por Juliana Figueiredo
No Brasil mais de 65 milhões de pessoas, ou seja, cerca de 40% da população, está com excesso de peso, enquanto 10 milhões são considerados obesos. Os números avançam rapidamente entre todas as idades e classes sociais. Sentir-se bem está, efetivamente, ligado à alimentação. Podemos dizer, por exemplo, que comer chocolate dá um prazer enorme. Cruzando as duas informações, você tem a impressão de que comer um bombom atrás do outro fará de qualquer pessoa o ser mais feliz da Terra. Errado! “Alimentar-se bem é comer de tudo um pouco, porém de forma controlada”, diz Arlene Cardoso dos Santos Oliveira, nutricionista, especializada em Nutrição Clínica. Em entrevista, a nutricionista conta como é possível atingir o conforto físico e mental através da boa alimentação.


Juliana Figueiredo- Que aspectos da nutrição podem alterar o bem-estar do indivíduo?
Arlene Cardoso- O fato de uma pessoa se sentir bem ou não pode ser alterado conforme a escolha dos alimentos, o preparo e a quantidade consumida. Na realidade, nada é proibido para uma pessoa com saúde estável. O segredo da boa alimentação está na quantidade e na freqüência com que se consome os alimentos considerados vilões, como gorduras, açúcares, doces e embutidos.
JF-Como é possível manter uma alimentação saudável em meio à correria do dia-a-dia?
AC- primeira recomendação é fazer pelo menos três refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar. Nunca se deve deixar de tomar um bom café da manhã, e o jantar deve ter a menor quantidade de comida, pois é a refeição em que o indivíduo terá menos gastos calóricos. Toda refeição deve ser balanceada, contendo um alimento de cada grupo da pirâmide alimentar: carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais.
JF-De que formas a má alimentação pode prejudicar o bem-estar?
AC-Há diversas situações possíveis. Se a dieta pecar por excesso de gorduras, pode haver uma alteração dos níveis de colesterol e de triglicérides no sangue. Sal, embutidos, conservas e defumados, quando consumidos em grandes quantidades, podem provocar a hipertensão arterial. E a ingestão de muitos doces e açúcares pode resultar no desenvolvimento de diabetes. Cada um dos três fatores, isoladamente, pode resultar em doença coronariana e, simultaneamente, causar a Síndrome Metabólica, que gera a obesidade visceral grande vilã do mundo atual. Pessoas que ingerem poucas fibras podem ter dificuldades no funcionamento do trato gastro-intestinal e estão mais propensas ao aparecimento de câncer de colo e de reto. Verduras, legumes e frutas não podem faltar em uma dieta balanceada, pois garantem todas as vitaminas e minerais necessárias ao bom funcionamento do sistema digestivo.
JF-Existe alguma dieta básica que favoreça particularmente o conforto do indivíduo?
AC-A melhor dieta é o bom senso.
JF-Existem nutrientes específicos que proporcionam a sensação de bem-estar momentânea?
AC-Doces, em geral, elevam os níveis de serotonina e proporcionam a sensação de bem-estar. Mas, na minha opinião, estar bem consigo é alimentar-se com prazer e sem culpa. As pessoas devem comer de tudo com moderação, ter convívio social, freqüentar restaurantes, churrascos e outros locais onde se sabe que a oferta de calorias é alta. O importante é comer de forma comedida e com bom senso.
JF-E as dietas malucas que as mulheres fazem?
AC-Essas dietas não levam a lugar nenhum, pois a pessoa não consegue prolongar o tratamento por um longo período. Uma alimentação tão restrita e limitada provoca a deficiência de nutrientes importantes no corpo e, conseqüentemente, prejudica a vida.
JF-Tomar bastante água faz diferença na dieta?
AC-Pessoas que tomam pouca água podem apresentar problemas de ressecamento da pele, dos cabelos e dos lábios. Além disso, dificuldades no funcionamento do intestino, formação de edemas, quadros de inchaço e retenção de líquido.
JF-Além da boa alimentação, o que pode funcionar como aliado para criar a sensação de bem-estar?
AC-A prática de atividades físicas provoca a liberação da endorfina, que traz essa sensação ao indivíduo. O abandono do tabagismo é um fator essencial. As técnicas de relaxamento e controle do estresse através de pilates ou ioga também ajudam a superar a pressão e os conflitos do dia-a-dia.

Categorias:

Deixe um comentário