.

Grupo Conto em Cena recebe Prêmio Mais Cultura 2012.


Por Laiane Cruz

Peça 'A Cartomante' apresentada pelo Grupo Conto em Cena no Teatro do Cuca
 

O grupo teatral Conto em Cena recebeu o Prêmio Mais Cultura 2012, através da Fundação Miguel Calmon. Criado em 2008, através do Ministério da Cultura, o projeto visa incentivar atividades socioculturais e educacionais voltadas para a leitura. 

Para o diretor do grupo Geovane Mascarenhas, o reconhecimento foi um grande estímulo para os atores. Segundo ele, o teatro em Feira carece de mais reconhecimento e o governo pouco investe nesta modalidade artística.

O Conto em Cena nasceu das oficinas de teatro do CUCA. No início, o objetivo era contar histórias através do teatro mudo, apenas com a expressividade do corpo. Como resultado do primeiro ano, o grupo decidiu, então, montar um conto de Nelson Rodrigues em 2011.

“A Noiva da Morte foi um sucesso na época, a partir daí fizemos outras peças como ‘O Justo’, também de Nelson Rodrigues e ‘ A Cartomante’, da obra de Machado de Assis”, contou Geovane Mascarenhas.


Além do reconhecimento, o Grupo recebeu também do Governo Federal um investimento financeiro para projetos de incentivo à leitura, como a biblioteca itinerante. Neste ambiente os estudantes terão acesso às obras dos grandes autores, participarão de oficinas de contos para jovens, dentre outras atividades culturais.

De acordo com o diretor do grupo, os contos produzidos nas oficinas, pelos estudantes, serão publicados num periódico com tiragem de 2.000 exemplares. Além de contribuir com incentivo à literatura, o Ponto de Leitura também reforça a apresentação das atividades com a compra de aparelhos eletrônicos (DVD) para exibição de vídeos sobre a vida e obra dos autores.

O Grupo Conto em Cena continuará a leva, ainda, o Projeto para estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares de toda região.

Outra novidade do grupo foi o retorno da peça “A Cartomante”, aos palcos teatrais de Feira de Santana este mês. A montagem da obra de Machado de Assis foi sucesso de público na cidade e em Salvador em 2011. As apresentações ocorreram nos dias 25 e 26 (sexta e sábado às 20: 30h) e no dia 27 (domingo 19: 30h), no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA).


Categorias:

Deixe um comentário