.

Cartão do SUS gera transtornos para cidadãos

Por Francisco Marcelo

        Conforme Lei estabelecida pelo Governo Federal de que todos os cidadãos, usuários de hospitais e postos de saúde públicos, só terão acesso aos serviços do SUS (Sistema Único de Sáude) com a apresentação do cartão, muitas pessoas estão buscando a secretaria de saúde de seu municipal para fazer o mesmo, gerando filas e transtorno.
 
      As filas que o cidadão feirense enfrenta para ter seu cartão, cada vez são mais longas; começa às 4h da madrugada com o agravante, da quantidade insuficiente de senhas para a demanada. De acordo com a professora Bernadete Pondé, usuária do atendimento, por conta da nova Lei tem enfrentado grandes filas “Tem sido um sacrifício para mim estar nessa situação e tudo por uma falta de planejamento, por falta de organização”, disse.
      Também para o vereador Luiz Augusto de Jesus (DEM), faltou um planejamento e maior atenção com os usuários do sistema público de saúde. "Não podemos permitir que pessoas passem por estas humilhações... Antes da exigência do cartão era preciso estabelecer postos de atendimento específicos e organizar um mutirão com profissionais devidamente treinados para o atendimento”, explicou.
      Com o objetivo de amenizar todos estes transtornos, o Governo Municipal estabeleceu que as pessoas que já possuem cadastro no sistema de Saúde Digital serão automaticamente encaminhadas para confecção do Cartão SUS. Isso facilita a confecção dos cartões daqueles que já foram atendidos anteriormente.
      Segundo o secretário de Saúde, Getúlio Barbosa, a medida foi tomada para melhorar o fluxo de informações e não prejudicar os usuários do Sistema Único de Saúde de Feira de Santana. "Estamos nos esforçando para que ninguém fique sem o devido atendimento, principalmente aqueles que estão com procedimentos agendados. Quem já foi atendido em uma das unidades de saúde informatizadas não precisará enfrentar filas, pois serão utilizados os dados pessoais que constam no sistema de Saúde Digital", explica.
     De acordo com a prefeitura municipal de Feira de Santana o sistema já conta com mais de 500 mil cadastros de usuários. Destes, faltam cerca 200 mil pessoas terem o seu cartão do SUS solicitado.


Categorias: ,

Deixe um comentário